domingo, agosto 21, 2005

# Revolução
revolução, s.f. (do lat. re~,pref. indicativo de repetição ritual; por aglutinação simples com o lat. volo, are, v. intr. 1. querer, desejar, ter vontade de; 2. [fig.] voar como as aves, esvoaçar. N.B.: o lat. 'volo' provém de um antepositivo de uma raiz indo-europeia *wel-/welw 'rolar, rodar'; depois através do grego héliks, ikos, v intr. 1. espiral, movimento circular astronómico ou de retorno das ondas do mar. ) 1. Acto ou efeito de revolucionar(-se), acto ou estado de voltar ou ser o princípio. 2. Ser que é continuamente um agir sem porquê, acto sem tempo, criança luminosa. 3 Titã, mistura de céu e mar, de sonhos e realidades, matéria-prima do imaginário e da verdade. 4. União íntima e profunda, sofrimento feliz. 5. Acto de viver ou estar vivo, contar, narrar, invocar. 6. Celebrar.

sábado, agosto 20, 2005


Ao deitar, no cabelo das mulheres adormecidas uma asa criança cresce-me parela ao mar; e se numa tarde tão lenta, ninguém senão tu vagueia ausente nos meus cabelos salgados de saudade, ao mesmo tempo, há em mim esta pequena criança que espreita por ti porque ao mesmo tempo te procura no tempo sangrento da minha alma. Batendo de repente os ombros, debruçado nos lençóis, os meus olhos estendem-se na água e são como farrapos brancos e antigos misturados com todos os búzios que se escondem no teu céu.

quarta-feira, agosto 17, 2005


A Port-Said, o navio de ferro não chegou, nem voltou à direita, nem sequer alguém soube para onde teria sido o outro caminho; o tal do opiário, perdido para o oriente num dia que jamais virá. Ontem, meu amor, ontem ainda é hoje, e todos os dias o teu cabelo extremo é como a luz que se espalha de manhã nos meus quartos sozinhos e de noite apagados.